sexta-feira, 14 de outubro de 2011
QUEM VAI SE ADIANTAR NO ROMPIMENTO...? ROSALBA OU ROBINSON
A exoneração de Robinson da Semarh é questão de tempo
Quem pensa que a chave de roda do DEM no PSD de Robinson Faria acabou está muito enganado. A exoneração do vice-governador como titular da Semarh (Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) está a caminho. Já está decidida.
Foi o que me revelou uma fonte bem postada na Governadoria.
Segundo o relato, a governadora Rosalba Ciarlini não vai esperar que Robinson Faria entregue a pasta em consequência da briga com o senador José Agripino Maia, líder nacional do Democratas. Não. Ela vai exonerar Robinson.
"Isso deve ocorrer no prazo de 30 a 60 dias", vaticinou o informante.
O prognóstico confirma a intenção do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido da governadora, de restringir a relação com Robinson Faria ao campo institucional, como ele esclareceu ao deputado Fábio Faria (PSD), filho do vice-governador, em diálogo recente.
Procurado por Fábio no calor da crise, Carlos Augusto disse que não haverá recomposição política depois das "grosserias" feitas pelo vice-governador no processo de criação do PSD. "Teremos apenas uma convivência institucional de agora em diante", teria dito o marido de Rosalba.
Carlos Augusto Rosado não se sente credor de Robinson Faria. Pelo contrário. A Fábio Faria, ele disse que cumpriu todos os compromissos - os de campanha e os de governo - com o vice-governador, concedendo-lhe a Semarh, a Caern e o Idema.
E tem ressaltado que não caiu na besteira de pedir a Robinson Faria para não se filiar ao partido de Gilberto Kassab. Se tivesse feito isso, Carlos Augusto ficaria devedor de Robinson. Coisa que não ocorreu.
A chave de roda só foi possível porque o casal Carlos Augusto/Rosalba Ciarlini sentiu-se livre para minar o poderio de Robinson Faria no âmbito da Assembleia Legislativa e também do Governo.
Com o estímulo e o esforço de José Agripino, Carlos Augusto transformou Robinson Faria num líder acanhado, pequeno, inofensivo.
E o pontapé final virá com a exoneração. A ordem é para esvaziar todos os poderes do vice.
Restará a Robinson Faria dar expediente na sede da Vice-Governadoria, onde o mato costuma crescer mais rápido por falta de visitantes. O degredo está imposto.
Alívio
Wilma de Faria e Iberê Ferreira podem respirar aliviados. A Assembleia Legislativa aprovou o balanço do OGE referente a 2010. E foi por unanimidade dos 18 parlamentares presentes à sessão desta quinta-feira (13). A aprovação tranquila difere dos tempos tumultuados do ano passado.
Recondução
A AL também aprovou ontem mais quatro anos de mandato para o diretor-presidente da Arsep (Agência Reguladora de Serviços Públicos do RN), Luiz Eduardo Bezerra de Farias, a pedido da governadora Rosalba Ciarlini.
Com a lupa
O TCE fará inspeção extraordinária na AGN (Agência de Fomento) depois que a 2ª Câmara de Contas identificou "prejuízo exorbitante" no ano de 2010. A investigação alcança os mandatos de Wilma e Iberê. Durante o período, a AGN estava sob os cuidados do economista Nelson Tavares. O relatório é de autoria do conselheiro Paulo Roberto Alves, irmão do ministro Garibaldi Filho.
Ruim de relacionamento
Quando Robinson Faria anda mal com alguém costuma dizer:- Fulano é de relação difícil.Depois da rasteira que levou do DEM, o vice-governador não tem poupado alguns ex-aliados. A lista vai de José Agripino a Carlos Augusto Rosado. Agora o alvo é Ricardo Motta, presidente da AL. Um conselheiro do TCE testemunhou seus últimos queixumes. E comentou com gente do governo.
Momento sublime
Um grupo de deputados, sob o comando do presidente Ricardo Motta, visitou ontem o governador em exercício Robinson Faria, na Governadoria. Foi um encontro protocolar marcado por gentilezas e falsos gestos. Robinson saiu-se com essa: "Agradeço aos deputados por esse momento sublime". Bote sublime nisso!
Limite
Robinson Faria reconheceu seus limites aos ex-colegas de AL: "Vamos trabalhar para que essa parceria se fortaleça cada vez mais. Estar no exercício do governo é uma experiência, um aprendizado. Lógico que o vice não assume na plenitude, tem seus limites", discursou.
Cabo eleitoral
Cláudio Porpino (PSB) é uma incógnita na eleição de Natal. Sua candidatura a vereador é uma possibilidade real, mas cria um problema enorme para sua pupila, vereadora Júlia Arruda, com quem tem uma parceria vitoriosa. Porpino foi o principal cabo eleitoral de Júlia na última eleição na capital.
Tiro no pé
A deputada Gesane Marinho (PSD) está com as mãos na cabeça. Anda arrependida de ter ingressado no PSD, comenta-se. Brigada com o pai Jurandir, a mãe Maria de Fátima e o irmão Bertoni Marinho (PMDB), contrários à aliança com Robinson Faria, a parlamentar pode ter dado um tiro no próprio pé. Sua reeleição à Assembleia Legislativa pode estar ameaçada. É que sem a perspectiva de manter-se vice de Rosalba Ciarlini em 2014, Robinson deverá ser forçado a disputar vaga na AL. E o reduto dele é o mesmo de Gesane, o Agreste.
Ciúmes
O prestígio da deputada Sandra Rosado com o governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional do PSB, está provocando ciúmes em Wilma de Faria. Ela tem se queixado muito da má sorte no partido atualmente. Mas tem ressalvado que a culpa é dela por não reclamar com o próprio Eduardo Campos. A desfeita da Sudene está engasgada na garganta dela até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário