segunda-feira, 17 de outubro de 2011


Ficha limpa para todo mundo

 

Nós estamos acompanhando mais um escândalo envolvendo um ministro, partido político e gente que participou do governo. Dessa vez a denúncia de corrupção atinge o PCdoB e seu ministro Orlando Silva (Esportes). Esse filme a gente está cansado de ver novamente.

Começa a ganhar corpo no país inteiro uma campanha contra a corrupção que exige a Ficha Limpa, hoje restrita ao Legislativo, para o Judiciário e o Executivo.

Ou seja, Ficha Limpa para todos os poderes da nossa República.

No caso do Executivo, a Ficha Limpa será exigida para ministros, secretários e todos os cargos de confiança. Idem para estados e municípios.

Já imaginou uma coisa dessas? O avanço que isso vai representar no combate à corrupção?

A despeito do questionamento ainda sobre sua constitucionalidade, a Lei da Ficha Limpa veio para barrar uma penca de criminosos que se candidatam para ficar impunes. Ou se candidatam para ficar a serviço de esquemas de corrupção que sugam dinheiro público.

A Controladoria Geral da República preparou um decreto para exigir a Ficha Limpa no âmbito do Governo Federal.

Alguns Estados, como Santa Catarina, já aprovaram sua versão da Lei federal que instituiu a Ficha Limpa.

Perguntar não ofende: quando a lei será debatida e aprovada no Rio Grande do Norte?

Quando algum deputado da atual Assembleia Legislativa marcará audiência pública e apresentará um projeto de lei sobre o tema?

Os deputados costumam ser rápidos na votação de matérias do governo ou na concessão de títulos de cidadão. Por quê não tratam de assunto tão relevante como a Ficha Limpa?

Não quero crer que seja por conta das indicações que a maoria fez ao governo. Não. Nossos jabutis são preparados. Acho que deve ser a falta de costume para tratar o assunto.

O Rio Grande do Norte foi um dos poucos estados a ficar de fora da Ficha Limpa nas eleições de 2010. Nenhum político do estado - do peixinho ao tubarão - foi alcançado pelos efeitos nefastos da lei. Não deixa de ser uma coisa boa para eles, né?

Portanto, urge a discussão e votação da lei da Ficha Limpa na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Quem vai abraçar a causa tão nobre? Eis a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário