quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Reeleição da AL é aprovada por vinte votos a dois

Apenas os deputados Fernando Mineiro (PT) e Walter Alves (PMDB) votaram contra emenda. Projeto ainda tem que ser votado em segundo turno.

Por Alisson Almeida e Marília Rocha
Tamanho do texto: A  


A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, o projeto nº 001/2011 que altera a Constituição do Rio Grande do Norte e permite a volta da reeleição para a Mesa Diretora da Casa. A proposta contou com o apoio de 20 parlamentares. Votaram contra somente os deputados estaduais Fernando Mineiro (PT) e Walter Alves (PMDB).

O projeto de autoria do deputado Vivaldo Costa (PR) ainda passará por segunda votação, prevista para o próximo dia 18. Fernando Mineiro observou que, em dezembro de 2010, os parlamentares aprovaram o fim da reeleição e, por isso, seria um “equívoco” mudar a lei mais uma vez em tão pouco tempo.

“No ano passado, quando aprovamos o fim da reeleição, anunciamos para a sociedade que essa era uma possibilidade de estabelecermos um rodízio entre os membros da Mesa Diretora. Para mim, essa não é uma questão de princípios, mas de política. Lamento que em menos de oito meses a gente desfaça o que foi aprovado no final do ano passado”, ponderou.

Para Walter Alves, “não havia necessidade de antecipar a discussão sobre a reeleição [da Mesa Diretora]”. O peemedebista foi o maior prejudicado com a aprovação da emenda, porque, pelo acordo firmado no início do ano na AL, o filho do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, iria suceder o presidente Ricardo Motta no segundo biênio da atual legislatura.

Em tom diplomático, economizando nas palavras, Walter comentou o resultado da votação limitando-se a dizer que se tratava da expressão da “vontade da maioria” e, portanto, seria necessário respeitar. Ele assegurou que não guardava mágoas do processo e afirmou que sua relação “institucional” com o presidente Ricardo Motta continuaria “muito boa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário