segunda-feira, 30 de maio de 2011

NATAL VAI TER A COPA DE 2014?

A pergunta é recorrente: - Teremos Copa do Mundo em Natal?

Olha, eu achava que sim. Apesar de todos os atrasos no cronograma traçado pela FIFA desde o anúncio das sedes, em 2009 (sem essa de o governo atual afirmar que estamos adiantados), eu sempre achei que sim.

Mas a decisão oficial da FIFA, excluindo São Paulo e Natal da Copa das Confederações - torneio que serve de teste para o mundial de futebol -, me deixou cabreiro. Cá com os meus botões, já não tenho tanta certeza.

A FIFA deu uma demonstração de que não vai hesitar em cortar a sede que atrasar as obras dos estádios e de infraestrutura (mobilidade, segurança, aeroportos e saúde) exigidas para o evento.

E Natal está longe de atender pelo menos três obras fundamentais - estádio, aeroporto e sistema de saúde.

O grande problema de São Paulo é o estádio do Corinthians. Falta dinheiro para completá-lo. E os Governos - do Estado e Prefeitura de São Paulo - não pretendem investir verba pública num equipamento privado.

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, deu uma espécie de ultimato aos paulistas. Em entrevista à CBN, Orlando Silva disse que São Paulo tem dois meses para resolver o problema do estádio senão será excluído da Copa.

O ministro não compõe o quadro da FIFA, não tem autoridade para decidir sobre as sedes do mundial. Mas deve estar discutindo os problemas com os dirigentes da federação internacional de futebol. Deve saber das coisas.

Se ele deu um prazo de dois meses para São Paulo, quanto daria para Natal? Os mesmos dois meses?

O Governo Rosalba Ciarlini mantém o discurso de que o cronograma de Natal está adiantado, mas inquietou-se com a decisão oficial da FIFA sobre a Copa das Confederações. O risco de perder a Copa existe na cabeça de muita gente, inclusive, de políticos do porte de Henrique Eduardo Alves.

O melhor a fazer é marcar data e hora para a derrubada do Machadão. Só assim, eu acredito, a FIFA vai abaixar o facho em relação a Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário