segunda-feira, 23 de maio de 2011


23/05/2011 17h28 - Atualizado em 23/05/2011 19h18

Sobe para 116 o número de mortos por tornado nos EUA

Novo balanço foi divulgado por autoridades da cidade de Joplin.
Passagem de tornado no domingo devastou casas e um hospital.

Do G1 com agências internacionais
Subiu para 116 o número de pessoas mortas pela passagem de um tornado que atingiu neste domingo (22) a cidade de Joplin, em Missouri, nos Estados Unidos, devastando casas, departamentos comerciais e um hospital, informaram autoridades da cidade em novo balanço.
O Instituto de Meteorologia norte-americano disse que o tornado que devastou a cidade de 50 mil habitantes à noite foi o mais mortal a atingir o país desde 1953.
Autoridades dos serviços de emergência disseram que 116 pessoas morreram e cerca de 400 ficaram feridas. De acordo com autoridades locais, diversas pessoas apresentavam lesões internas muito sérias.
Sete pessoas foram resgatadas, disse o governador do Missouri, Jay Nixon, em entrevista coletiva em Joplin. Equipes dos serviços de emergência fizeram buscas por sobreviventes durante a noite e na segunda-feira enquanto chovia e trovoava.
Reprodução de vídeo feito por cinegrafista amador mostra um raio dentro do tornado que atingiu a cidade de Joplin, no Missouri (Foto: AP/tornadovideo.net)Reprodução de vídeo feito por cinegrafista amador mostra um raio dentro do tornado que atingiu a cidade de Joplin, no Missouri (Foto: AP/tornadovideo.net)
Joplin, Missouri (Foto: Editoria de Arte/G1)
Muitos dos prédios públicos da cidade ficaram gravemente danificados, especialmente dois colégios de ensino fundamental e médio, assim como o hospital regional St. John, que ficou praticamente destruído.
Testemunhas asseguraram à imprensa que o hospital foi golpeado diretamente, não parcialmente, pelo tornado, e várias de suas alas sofreram incêndios.
Segundo as autoridades locais, os estragos provocados pelo tornado podem ser comparados à devastação sofrida pela localidade de Tuscaloosa, no Alabama, no mês passado, onde morreram 30 pessoas.
Os veículos de emergência trabalham por toda a cidade para ajudar as pessoas presas e recolhem os cidadãos feridos a fim de levá-los para os hospitais mais próximos.
Tornado devasta cidade nos Estados Unidos (Foto: AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário