segunda-feira, 16 de maio de 2011


16/05/2011 10h00 - Atualizado em 16/05/2011 10h56

Ônibus espacial Endeavour decola pela última vez nos EUA

'Caçula' das naves norte-americanas será aposentada após voo.
Missão STS-134 levará 6 astronautas e detector de partículas à ISS.

Do G1, em São Paulo
Lançamento na manhã desta segunda (16) (Foto: Associated Press)Lançamento na manhã desta segunda (16)
(Foto: Associated Press)
O último voo do ônibus espacial Endeavour, da Nasa, começou às 9h56 (horário de Brasília) desta segunda-feira (16) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), o posto orbital internacional. Levando seis astronautas a bordo, a nave ficará 14 dias no espaço e irá ajudar no transporte de equipamentos ao posto orbital e permitir operações de manutenção.
A decolagem aconteceu após três adiamentos. Inicialmente, o lançamento estava marcado para o dia 29 de abril. Horas antes do voo, a Nasa cancelou a decolagem por conta de problemas em uma unidade auxiliar de energia da nave. Novas datas foram marcadas para garantir tempo para manutenção e segurança para a missão.
Durante as duas semanas, o Endeavour equipará a ISS com um detector de partículas chamado Espectrômetro Alfa Magnético-2 (AMS-2, na sigla em inglês). Este aparelho será usado no posto orbital para identificar matéria incomum no Universo. Quatro caminhadas dos astronautas no espaço vão ocorrer durante a viagem, todas necessárias para a manutenção do posto orbital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário