terça-feira, 17 de maio de 2011


Estatística aponta ABC como favorito

Publicação: 17 de Maio de 2011 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

De virtual rebaixado à série D a equipe com 93,4% de acesso à série A em 2012. É assim que um dos sites que tratam sobre probabilidades no futebol vê o ABC deste ano. Atual campeão da série C e bicampeão potiguar, o alvinegro é visto como um dos favoritos na Segundona do Brasileiro neste ano. O respeito nacional, apesar de ser comemorado pelos que fazem o ABC, não tira da comissão técnica do clube os pés do chão para a disputa com mais 19 times. Para o técnico Leandro Campos, há outras equipes que, teoricamente, largam na frente do ABC na competição.

Alex RégisTreinador Leandro Campos não se deixa influenciar por opiniõesTreinador Leandro Campos não se deixa influenciar por opiniões
Nos últimos dias, sites como o Chance de Gol, hospedado no portal UOL, e o Futebol no Interior apontaram o ABC como um dos favoritos para a série B deste ano. No primeiro, o clube potiguar foi apontado como se tivesse 49,9% de chances de conquistar o título da série B, bem à frente de clubes como Vitória, Goiás, Portuguesa e Guarani. Apesar de não haver um parâmetro claro mostrar como chegaram aos os números e os percentuais serem controversos, o posicionamento dos sites mostra como a imprensa esportiva de outros estados e, principalmente, os jogadores vêem o momento do ABC. 

Membro de uma geração vitoriosa no clube, Nêgo foi um dos jogadores que escolheu disputar a série B deste ano pelo alvinegro devido às condições que o ABC vêm demonstrando para brigar no topo da tabela. O jogador, assim como outros contratados para a competição nacional, acreditam que o ABC está em um novo patamar depois da reformulação feita no clube. Em entrevista à Band Natal, o lateral confirmou que retornou porque vê o time brigando para subir e não cogita a possibilidade de que, assim como ocorreu em 2008 e 2009, o ABC lute contra o rebaixamento. O técnico Leandro Campos, por outro lado, disse que ainda é necessário que jogadores e comissão técnica discutam sobre os objetivos e planejamento do ABC na competição.

O treinador do alvinegro garante que o trabalho junto à equipe não muda devido à visão de pessoas de fora. Para ele, assim como o ABC não levou a sério as supostas grandes chances de cair para a série D, também não leva em conta a suposta força que tem antes mesmo do campeonato começar. Na opinião do técnico, não há como apontar o ABC como favorito antes de começar a competição e há, inclusive, clubes que largam na frente devido ao aspecto financeiro. “Não existe um parâmetro para eles terem esse posicionamento de que o ABC é o favorito. A série B é uma competição muito nivelada. Se for analisar pelo poder econômico, Goiás, Vitória e Sport têm um potencial maior, também como o Grêmio Barueri, que retornou à Grande São Paulo com o apoio do poder público”, disse. “Favoritos ou não, nosso trabalho seguirá do mesmo jeito, com os pés no chão. Sempre”, garantiu o treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário