quinta-feira, 3 de novembro de 2011


Câncer diagnosticado em Lula já matou 56 pessoas este ano na PB e aumento é de 272%

Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 06:56
O câncer de laringe, diagnosticado no último sábado (29) no ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, já matou 56 pessoas somente este ano Paraíba. Ano passado o número de óbitos foi de 67. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.  Ainda segundo o Ministério da Saúde a doença teve um aumento de 272% na Paraíba nos últimos 10 anos.
Depois de a doença ter sido diagnosticada no ex-presidente Lula, o câncer de laringe trouxe à tona a discussão sobre esse tipo de tumor. No Brasil, são confirmados 10 mil casos da doença por ano, sendo 16 para cada 100 mil habitantes na Região Metropolitana – número quase três vezes maior que a média mundial, que é de seis a sete casos por 100 mil pessoas. Dos 3.594 diagnósticos registrados em 2008, 3.142 foram em homens e 452 em mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
Causado, sobretudo pelo uso contínuo do cigarro e bebida alcoólica, o câncer de laringe representa 25% dos tumores malignos que acometem a região da cabeça e pescoço. De acordo com os especialistas esses é um tipo de câncer que não tem incidência alta, mas os sintomas demoram a aparecer. O mais comum é a rouquidão anormal.
Para os fumantes, a chance de desenvolver o tumor é dez vezes maior do que em pessoas que não têm o hábito de fumar. Se aliado ao álcool, a chance de aparecer o câncer é 43 vezes maior do que o restante da população. Como não há, hoje, programa de computador capaz de detectar precocemente o tumor na laringe, os médicos precisam ficar atentos aos sinais e ao histórico do paciente quando surgem os primeiros sintomas.
Caso o paciente se queixe de rouquidão e tosse há mais de uma semana e for fumante, há um sinal de alerta. No entanto, é comum que o próprio paciente negligencie os sintomas e não busque o diagnóstico, o que pode levar o tumor a estágios mais avançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário