sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Agência lança a marca da Arena

A construção da Arena das Dunas começa a ganhar forma com as obras de demolição do Machadinho e Machadão e início do processo de fundação. Ontem, o futuro estádio de Natal ganhou também uma identidade visual. A logomarca da Arena foi apresentada com exclusividade ao jornal Tribuna do Norte. A logomarca foi criada pela agência de publicidade potiguar Criola, a pedido do Consórcio Arena das Dunas, que vai ser o responsável pelo gerenciamento da nova praça esportiva do Rio Grande do Norte, que na verdade, vai ser uma arena multiuso, servindo para, além das partidas de futebol,  shows e espetáculos. Foi pensando  nesse desejo da empresa responsável pela administração da praça esportiva, que surgiu a concepção da arte publicitária.

Os sócios da agência de publicidade, Vinícius Cavalcanti e Ricardo Quaresma, divulgaram a logomarca da Arena"A ideia da empresa era criar uma logomarca que não ficasse presa apenas ao futebol, que não fosse rotulada. Por isso, tivemos o cuidado de fazer essa arte sem reproduzir estilo arquitetônico do estádio. Eles queriam mais uma linguagem visual e foi isso que procuramos fazer. Traduzimos essa cara mutante que a Arena vai ter. O próprio nome já explica, dunas, bancos de areias mutáveis", explicou Renato Quaresma, um dos sócios da empresa publicitária e também um dos idealizadores da logomarca.

Mas, engana-se quem pensa que o processo de elaboração da arte foi algo fácil de se desenvolver. Em pouco mais de um mês, tempo que a agência de publicidade teve para criar a logomarca, mais de 20 ideias foram levadas para os responsáveis pelo consórcio Arena das Dunas. "Foi exaustivo, já que foi um processo muito grande. Nossa agência não estava acostumada com trabalhos tão grandes e isso é recompensador. Mas, foi duro. Fomos elaborando logomarcas, e encaminhávamos ao pessoal do consórcio. Eles analisavam e davam o aval. Começou com 20, depois passou para três e agora, foi escolhido essa", disse Vinícius Cavalcanti, sócio e parceiro no desenvolvimento da marca.

Para chegar a arte final, os sócios revelaram que fizeram pesquisas históricas, através de dos Jogos Olímpicos e Pan americanos, como também na Copa do Mundo, até porque, eles queriam uma marca única, que não fosse  cópia de nada que já existisse. "Acho sempre importante buscar referências em outros  lugares, até para decidir que linha seguir ou não. Essa nossa pesquisa serviu para não seremos repetitivos", revelou Quaresma.

Agora que a marca foi aprovada e repassada para o consórcio, que vai ter a patente da arte, os sócios da agência esperam  abrir portas para o mercado publicitário do Rio Grande do Norte. "Normalmente, esses trabalhos são realizados pelas agências do eixo Rio-São Paulo. Pouquíssimas empresas responsáveis pelas construções dos estádios para a Copa, estão contratando publicitários locais e isso é muito importante. É um divisor de água para o nosso estado. Fora que, nossa obra vai entrar para a história, se perpetuar", finalizou Cavalcanti.

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