quinta-feira, 23 de junho de 2011


Governo libera R$ 500 mil para São João no RN

Publicação: 23/06/2011 07:30 Atualização: 23/06/2011 08:29
Por Erta Souza, do Diário de Natal

Os 184 projetos selecionados pelo Edital Prêmio RN Junino 2011 do governo do estado receberam ontem R$ 500 mil para ajudar a promover suas festas. O edital foi realizado pela Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto como forma de ajudar os grupos juninos do estado. O dinheiro disponibilizado foi depositado na conta do representante das categorias previstas no edital.

Durante o evento, a governadora Rosalba Ciarlini, afirmou que seu governo vai priorizar a cultura, sobretudo a popular e lembrou que o envolvimento de jovens, por exemplo, nas quadrilhas juninas, também pode ser encarado como uma forma de afastá-los da violência. "Todo trabalho de arraiás e quadrilhas é muito importante para a comunidade. E podemos trabalhar nesse sentido uma cultura de paz", ressaltou a governadora. 

Para a secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, a receptividade dos grupos e organizadores do ciclo junino estadual foi boa porque o edital tornou transparente e democrático o acesso aos recursos públicos. E lembrou também que tudo foi feito com muita agilidade: "Abrimos o edital no dia 31 de maio; acatamos mudanças dos próprios interessados, ampliamos o número de projetos para festivais e arraiás, avaliamos e selecionamos os projetos aptos e hoje (ontem) os recursos já estão no banco", comemorou ela.

Como representante dos grupos, o organizador do Arraiá Tiradentes, no bairro de Nazaré, Aroldo Alves, sintetizou o sentimento dos contemplados: "Ficamos muito felizes com esse apoio. Essa prática da governadora e da Secultrn/FJA foi um ato muito bem pensado e sensível aos nossos pedidos. Com o apoio partindo do Edital não foi preciso intermediário - que poderia tirar 5% ou 10% para essa ou aquela associação. O dinheiro foi direto para os realizadores. Estamos todos muito satisfeitos e prontos para colaborar com o Governdo do Estado para os processos no próximo ano", disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário