sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Obama diz precisar de novo mandato para concluir trabalho

17/2/2012 10:52,  Por Redação, com Reuters - dos Estados Unidos
Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos em 2008, vencendo John McCain, por uma diferença de 52% a 47%
O presidente dos Estados Unidos, BarackObama, disse ontem, na Califórnia, que precisa de um novo mandato para concluir tarefas pendentes, como a reforma da legislação sobre imigração e o combate à mudança climática.
Numa série de eventos de arrecadação eleitoral em San Francisco, o presidente, do Partido Democrata, admitiu que seus três primeiros anos no cargo foram difíceis e pediu aos seus partidários que reúnem energias e voltem a se mobilizar para renovar seu mandato. ”Teremos de ser tão focados quando fomos em 2008″, disse ele, brincando que não está “tão na moda” apoiá-lo agora como quando ele apareceu pela primeira vez como pré-candidato presidencial, mas observando também que a crise econômica amorteceu os entusiasmos.
Obama disse à 70 pessoas que pagaram Us$ 35,8 mil cada uma para jantar com o presidente e ver uma apresentação do cantor de soul Al Green que os Estados Unidos passou por três anos difíceis e que as pessoas querem esperança, mas elas estão desgastadas por muitas dificuldades.
Obama disse que suas prioridades para o segundo mandato incluem a implementação completa das reformas da saúde e do sistema financeiro, a continuidade do apoio à educação e à pesquisa científica, e avanços na produção de petróleo, gás e energia limpa nos EUA.
Ele também citou temas que acabaram sendo desprezados no primeiro mandato, como o grande número de imigrantes clandestinos e o aquecimento global. ”Ainda precisamos realizar a reforma da imigração, porque somos uma nação de imigrantes, e somos uma nação de leis”, disse ele, acrescentando: “Vamos lidar com a mudança climática de forma séria. E vamos descobrir como pagar por tudo isso”.
Para Obama, os norte-americanos mais ricos – como o próprio presidente e sua plateia, nas palavras dele – “podem fazer um pouco mais para garantir que aquele garoto na esquina tenha uma chance como nós tivemos”.
A economia da Califórnia é a maior entre os Estados dos EUA, e, se fosse um país, seria o nono mais rico do mundo, à frente de nações como Índia, Canadá, Rússia e Espanha.
Em ano eleitoral, Obama busca especialmente o apoio de Hollywood e do setor tecnológico. Ele deve arrecadar 8 milhões de dólares em seis eventos na Califórnia – o primeiro foi na quarta-feira à noite em Los Angeles -, mais dois nesta sexta-feira na região de Seattle.
Na quinta-feira, cerca de cem manifestantes – de republicanos conservadores a militantes ambientalistas – se reuniram em frente ao local onde se realizava um dos eventos de arrecadação eleitoral. Alguns levavam cartazes com a frase: “Sem esperança nem mudança”, parodiando o slogan obamista de 2008.
Ray Sarakaitis, 71 anos, ativista do movimento conservador Tea Party, disse ter um só objetivo na eleição de 6 de novembro: “O que gostaríamos de ver é o fim do reinado de Obama e o fim do seu mandato”, afirmou ele em frente ao local da recepção para 2.500 pessoas, com ingressos a partir de cem dólares.
Horas antes, Obama já havia enfrentado protestos na passagem da sua comitiva pela localidade californiana de Corona del Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário