terça-feira, 22 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Para comemorar o Dia Mundial da Água, que acontece em 22 de março, quais as atividades que serão realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente da nossa cidade, (se é que tem esta secretaria) para conscientizar a população sobre o uso racional da água, um recurso que está escasso?
Seria interessante a realização de oficinas de educação ambiental, peças teatrais e quem sabe um concurso de fotografias sobre a água e atividades para mostrar que é preciso evitar alguns hábitos cotidianos, como lavar carros ou calçadas com mangueiras. Para se ter uma idéia, a cada quinze minutos com a mangueira ligada, cerca de 250 litros de água são desperdiçados. Outro exemplo é a torneira aberta enquanto se escova os dentes. Em apenas 5 minutos, aproximadamente 10 litros são perdidos.
Devemos ensinar os jovens, crianças e também conscientizar consumidores industriais e agrícolas, propagando o conceito de sustentabilidade e de uso racional de água.
No mundo, do 1,3 bilhão de km³ de água existente, somente 2,7% é doce. Desse, apenas 0,01% está em rios. O Brasil, contudo, está em vantagem quando se trata desse recurso. 13,7% da água doce do planeta está no território do país. O único problema é que 80% desse volume encontra-se na Amazônia, e não chega aos grandes centros urbanos do sul. No estado de São Paulo, onde se concentra 35% do PIB e 22% da população nacionais, por exemplo, somente 1,6% da água está disponível para abastecer todos os municípios.
Precisamos incentivar algumas iniciativas que podem diminuir o consumo irracional desse recurso. Entre elas, estão:
1. Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba;
2. Tome banhos rápidos e ensaboe o corpo com o chuveiro desligado;
3. Não deixe as torneiras pingando e elimine os vazamentos;
4. Feche a torneira enquanto ensaboa pratos e talheres;
5. Não utilize mangueiras para lavar carros ou calçadas. Use um balde;
6. Nunca utilize a privada como lixeira ou cinzeiro. Não dê descargas à toa;
7. Espere juntar bastante roupa para lavá-las de uma vez;
8. Reutilize a água da máquina ou do tanque, que já contém detergentes, para a lavagem de quintais, calçadas e áreas de serviço;
9. Só regue o jardim nas horas de temperatura mais amena para evitar a perda por evaporação;
10. Lembre-se que a pressão da água nos apartamentos é maior e, portanto, o consumo é mais elevado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário