terça-feira, 22 de março de 2011

CE debaterá direitos de transmissão de partidas de futebol

[Foto: Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE)]
A aquisição de direitos de transmissão de jogos de futebol no país será tema de audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em data ainda a ser marcada. A comissão aprovou nesta terça-feira (22) requerimento com este objetivo, apresentado pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que ressaltou a necessidade de se buscar um novo modelo para as transmissões.
Entre os convidados para a audiência, segundo o requerimento, estão o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; o presidente do Clube dos 13, Fábio André Koff; e representantes de canais de televisão aberta. Como diversas outras sugestões de nomes foram apresentadas durante a reunião, o presidente da comissão, senador Roberto Requião (PMDB-PR), determinou a votação, na próxima semana, de um adendo ao requerimento, com a inclusão de novos convidados.
Lídice recordou, ao apresentar seu requerimento, que o Clube dos 13 sempre negociou a transmissão com exclusividade de jogos do campeonato brasileiro. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), como observou a senadora, determinou que o grupo não poderia oferecer preferência a nenhuma emissora de televisão. Foi realizada então pelo Clube dos 13 uma licitação para a transmissão dos jogos, mas a confirmação do resultado dependeria da concordância dos clubes. Como vários clubes deixaram o grupo, lembrou, pode haver um impasse sobre o tema.
- Precisamos tentar exercer o papel de mediadores - sugeriu a senadora.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) apoiou a iniciativa e propôs a inclusão, entre os convidados, de representantes de clubes que não integram o Clube dos 13 e do próprio Cade. Por sua vez, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) considerou o debate positivo, por oferecer uma possibilidade de se discutirem os "irrisórios resultados financeiros" do campeonato brasileiro, quando comparados aos de países como a Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário