sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PMDB PREOCUPADO

A delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa à Polícia Federal sobre o suposto envolvimento de políticos em esquemas de corrupção na Petrobras, citando caciques do PMDB como o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL) e o presidente da Câmara, Henrique Alves, candidato a governador do Rio Grande do Norte, levou a que a cúpula do partido realizasse nesta quarta-feira (10), uma reunião em Brasília, segundo informa O Globo.
De acordo com o jornal, a cúpula do PMDB está irritada com o que considera um movimento articulado do governo para isolar o partido em meio às denúncias de envolvimento de políticos com esquemas de corrupção na Petrobras. O grupo demonstrou preocupação com o que acredita ser um vazamento seletivo e uma tentativa do PT de limitar o escândalo aos integrantes do PMDB nesse período pré-eleitoral, afirma a reportagem.
No encontro, ocorrido no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer, estavam, além do vice, os presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o senador José Sarney (PMDB-AP) e o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo relatos, há um clima de expectativa e preocupação com o que mais poderá vazar.
O Globo ressalta que “eles avaliam que há integrantes de outros partidos, principalmente do PT, que foram poupados”, e que a avaliação dos caciques é que o governo e o PT tentam “jogar para cima” do PMDB a responsabilidade pelo esquema de corrupção, já que muitos dos nomes citados por Paulo Roberto Costa, como os de Henrique Alves e Renan Calheiros, são de integrantes da cúpula peemedebista.
O fato de apenas o nome do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, ter sido apontado, causou indignação. Na reunião, os participantes destacaram que há outros ministros envolvidos e que um movimento articulado teria levado à revelação do nome de Lobão para “fritá-lo” e preservar os demais, a poucos dias das eleições, diz o jornal.
A matéria do Globo relata um fato curioso: se os caciques do PMDB dizem não estarem envolvidos no “Propinobrás”, como avaliam que há integrantes de outros partidos, principalmente do PT, que foram poupados na delação de Paulo Roberto Costa à PF? Se fazem esta avaliação é porque certamente sabem de outros políticos da mesma forma envolvidos no suposto esquema. Outra: como eles sabem também que há outros ministros envolvidos?
Chama a atenção o fato dos peemedebistas estarem preocupados com o vazamento de novas denúncias. Se estão preocupados é porque muita coisa ainda não chegou ao conhecimento da imprensa. Significa dizer que a caixa-preta do ex-diretor da Petrobras ainda não foi totalmente aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário