quinta-feira, 4 de setembro de 2014

DILMA RESISTE

Enfim, uma série de notícias boas para a presidente Dilma, apesar de as pesquisas continuarem mostrando uma tendência de que seja derrotada no 2º turno por Marina. Até mesmo nesse caso, porém, a distância dela para sua principal competidora está sendo reduzida, uma consequência da melhora da avaliação de seu governo.
As pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas ontem mostram um movimento ascendente da candidata à reeleição, mesmo que leve, e no mínimo uma paralisação do crescimento de Marina, que todos os indícios levavam a crer que continuaria seu movimento ascensional, tendo crescido no Rio e em São Paulo nos últimos dias.
O resultado dá novo fôlego para a campanha de Dilma e mostra que, a esta altura da corrida presidencial, uma desconstrução de Marina não beneficiará o candidato do PSDB Aécio Neves, que não dá mostras de poder se recuperar. O PSDB não construiu um discurso conectado com os anseios das ruas, embora possa oferecer um projeto mais consistente aos descontentes.
Tudo indica que a propaganda mais agressiva da campanha oficial está tendo resultado, colocando uma dúvida na cabeça de parte do eleitorado sobre as condições de Marina exercer a Presidência da República, seja pela inexperiência ou pela falta de apoio político. É uma situação paradoxal, porque já está comprovado que apoio político como o que tem Dilma não lhe garantiu condições de governar bem.
O eleitor que fica em dúvida sobre Marina busca em Dilma segurança que ela não pode oferecer, ao passo que Aécio, que tem sem dúvida experiência exitosa no governo de Minas, não consegue atrair para sua candidatura os eleitores que querem tirar o PT do governo.

Leia a integra A resiliência de Dilma

Dilma Rousseff durante declaração no Palacio da Alvorada - Foto: Ailton de Freitas /

Nenhum comentário:

Postar um comentário