quarta-feira, 14 de setembro de 2011


Operação Pecado Capital: mais pessoas influentes citadas nas gravações. Confira

Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 07:19
A filha do desembargador Saraiva Sobrinho, presidente do TRE do RN (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte), Sayonara Rosado da Costa Saraiva (foto), era uma das funcionárias fantasmas na folha de pagamento do Ipem. A contratação de fantasmas era uma das formas usadas pela “organização criminosa” liderada pelo ex-diretor do órgão, Rychardson de Macedo Bernardo, para desviar recursos públicos da autarquia estadual.
O nome de Sayonara Saraiva é citado nas páginas 5 e 21 da petição do Ministério Público à Justiça. Na primeira, ela aparece como depoente, falando sobre os vínculos entre Rychardson e outros três integrantes do esquema, Rhandson de Macedo Bernardo (irmão de Rychardson), Daniel Vale (advogado, ex-coordenador jurídico do Ipem) e Aécio Fernandes (“testa de ferro de Rychardson”).
Na outra página, ela é mencionada na transcrição do depoimento de Laila Cristiane Nagib, segundo quem “SAYONARA ROSADO DA COSTA é filha de um juiz e ganhava no IPEM tanto como estagiária como funcionária (que ela dava expediente apenas como estagiária e em 2009 já tinha acabado seu estágio há muito tempo)”.
Aos poucos, vai sendo desenhada as ligações entre os afilhados que recebiam sem trabalhar do Ipem e seus respectivos padrinhos “politicamente influentes”. Falta saber, ainda, quem são Lauro e Fernando, citados nos áudios da operação, divulgados pelo MP.
Além disso, falta esclarecer se Marcos Maia, outro funcionário fantasma mencionado na petição, é ou não ligado ao deputado federal João Maia (PR), como cogitado na peça. O jornalista Daniel Dantas publicou em seu blog que Daniel Alves Bezerra, preso na “Pecado Capital”, foi candidato a vereador em Rio do Fogo pelo PR, em 2008. É uma pista.
Diálogo:
    – Ele botou a Sayonara, a de Saraiva?, pergunta Rychardson.
    – Botou, botou também… a de Expedito, respondeu Daniel.
    – É… por um lado é bom, conclui Rychardson.
Do Blog do Daniel Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário