quarta-feira, 12 de setembro de 2012


IBAMA INTERDITA MATADOURO PUBLICO DE NOVA CRUZ E PREFEITURA É MULTADA.

Agente do Ibama Lacrando o Matadouro Público
 


Uma equipe do IBAMA e da Polícia Militar Ambiental do RN, esteve nesta manhã no Matadouro Público de Nova Cruz realizando diligência afim de verificar em loco, denúncias feitas sobre a situação de penúria e abandono em que está aquele equipamento.


O Agente Pedro Luiz - do IBAMA estava acompanhado pelos policiais, o Sargento Medeiros e pelo soldado Edmilson, ambos do policiamento ambiental - Natal, informou a nossa reportagem que o motivo daquela diligência seria baseado em denúncias feitas pelo 0800, em que informavam a situação de abandono e de penúria em que trabalham os machantes locais. Também acompanhou a equipe o Secretário Municipal de Agricultura Joao Miguel.

 
  
  
 
 
Eles constataram que o Matadouro apenas teve uma pintura por fora, mas que por dentro todo tipo de degradação existia, tanto nos equipamentos quanto no serviço de esgotamento que é insuficiente e todo danificado.
Verificaram também que do lado de fora, do Matadouro lama e os dejetos estavam a céu aberto, além da fossa que vive estourada causando uma terrível fedentina, o que não permitia a continuidade do abatimento e tratamento de carnes no local, sob fortíssimo risco de contaminação.
 
  
  
  
Segundo o Agente do IBAMA, além da interdição do Matadouro, a Prefeitura Municipal foi multada em 100 mil Reais.

 
 

EM TEMPO.: No programa Nação Nova Cruz - Radio Agreste FM e através dos vários bloguistas de Nova Cruz, inúmeras foram as denúncias do estado de degradação total em que está entregue o nosso Matadouro público. Foram colhidos diversos depoimentos de moradores do bairro Lica Moreira, proximo ao prédio que vivem uma situação de verdadeira "calamidade público" devido a fedentina que toma conta diariamente de suas vidas, principalmente nos dias que antecedem as feiras livres em que um maior número de animais é abatido.

A PREFEITURA: O caso do Matadouro vem se arrastando. O atual Prefeito em seu programa Institucional havia informado que iniciaria as obras do novo Matadouro Público Municipal, mas há dois anos e meio depois destas declarações, apenas uma pintura foi feita no atual Matadouro, e alguns tijolos foram edificados no novo Matadouro, obra aliás que também está parada, sem se saber dos reais motivos.

 Matadouro atual só pintura. Velhos problemas não foram solucionados. Maquiagem pura.
Este é o matadouro novo. Não passa de 4 paredes...


OPOSIÇÃO: É bom lembrar que os que fazem a oposição em Nova Cruz, no caso Cid Arruda Câmara, quando Prefeito conseguiu comprar o terreno para a construção do novo Matadouro e também, conseguiu os recursos para a construção do mesmo já no final de seu governo. Não houve tempo para o início da obra que ficou para ser feita pelo atual Prefeito, coisa que se arrasta a quase 4 anos sem solução de contiunidade. 

EM FIM, quem sofre com mais essse DESCASO da atual administração municipal é o povo. É aquele MACHANTE ou o VENDEDOR das carnes que terão que procurar, pelo menos por enquanto, outro local para abater seus animais.. Vamos aguardar o desenrrolar dos fatos.

Matéria Claudio Lima / Reportagens e fotos: Duda Xua ( xuadoagreste.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário